Sem água, qualquer coisa viva perecerá certamente. Para os humanos, o tempo para que isso aconteça pode ser tão curto como 3 dias. Infelizmente, após desastres de todos os tipos, mesmo a melhor água engarrafada para beber é rapidamente varrida das prateleiras da loja em pouco tempo. E, a menos que já disponha de soluções para a falta de água antes de um tal desastre, você e a sua família poderão estar em grandes apuros.

Escassez de Água Potável

1. Tratar a água com lixívia de cloro

O cloro branqueador doméstico normal pode ser utilizado em quantidades muito pequenas a fim de purificar água para beber. Isto geralmente matará quaisquer bactérias e vírus que de outra forma tornariam a água insegura para beber. No entanto, é necessário ter a certeza de utilizar lixívia de cloro pura e não qualquer alternativa de lixivia para a roupa de cor. Além disso, não se esqueça de usar lixívia de cloro não perfumada, pois os aditivos usados para tornar o aroma pode ser potencialmente inseguros para beber, e obviamente não quereria isso na sua água potável final.

Como guia, deve de utilizar cerca de 2 gotas de lixívia de cloro pura para cada litro de água não tratada. Depois de adicionar as gotas, deixe a água repousar durante um mínimo de 30 minutos, mas de preferência uma hora ou mais para ter a certeza de que todos os vírus e bactérias foram eliminados antes de beber.

Uma vez que a maioria dos lares já tem lixívia de cloro à mão, esta pode ser uma das soluções mais viáveis na escassez de água potável fresca.

2. Utilizar o melhor filtro de água de sobrevivência para a remoção de agentes patogénicos

Filtrar água é uma opção viável como uma das suas soluções de escassez de água, desde que tenha o tipo de filtro adequado para o trabalho. Nem todos os filtros de água normalmente vendidos nas lojas são capazes de remover as bactérias e vírus muito pequenos que podem estar presentes na água não tratada de uma fonte questionável.

Os filtros comprados nas lojas são geralmente concebidos apenas para remover as impurezas que afetam o sabor e o cheiro da água.

Os filtros de água do tipo bloco cerâmico e/ou alimentados por gravidade são tipicamente o que procuramos aqui. Estes vêm em tamanhos destinados ao balcão da sua cozinha, (alguns) jarros portáteis, e até pequenos filtros “de palha” feitos para mochilas e outras aplicações para levar para qualquer lugar. Como tal, o melhor filtro de água de sobrevivência será do tipo bloco cerâmico no tamanho ou plataforma que melhor satisfaça as suas necessidades.

Purificar a água

3. Purificar a água com um purificador de luz UV

A maioria dos agentes patogénicos é facilmente destruída com a exposição à luz UV. Por esta razão, um método de purificação da água que se está a tornar mais popular envolve a utilização de um dispositivo, tipicamente uma garrafa ou recipiente especial, que tem uma luz acionada por bateria que cabe na unidade para expor a água que se adiciona aos raios UV, matando assim bactérias e vírus para tornar a água segura para beber.

Estes dispositivos vêm tipicamente com instruções que podem variar consoante o fabricante. O conceito básico funciona da seguinte forma: pré-filtrar água com filtro de café ou pano semelhante para remover sujidade e partículas maiores, colocar água e dispositivo de luz na garrafa, ativar a luz UV durante o tempo especificado (muitas vezes enquanto se agita a mesma), e depois já é possível beber a água.

Também Há alguns filtros que já contêm uma lâmpada UV incorporada neles e que basta fazer passar a água pelo tubo para a purificar. São normalmente utilizados para filtrar a água de aquários de peixes e podem facilmente ser encontradas à venda nas casas da especialidade.

4. Destilar água de fontes questionáveis

A destilação é um processo de evaporação e depois de recolha de água do vapor que foi criado. Como as partículas e os agentes patogénicos não podem ser transportados pela água em estado de vapor, a água resultante é bastante pura.

Destas soluções de escassez de água, esta requer a criação de um sistema de recipientes e tubos para aquecer a água e depois condensar e recolher essa água purificada, e pode ser mais difícil de conseguir implementar, embora não impossível. Uma vez que ocorra uma catástrofe é uma das maneiras mais seguras de purificar a água.A água destilada para beber é provavelmente uma das mais seguras em termos de garantir que não haja contaminantes ou agentes patogénicos presentes na água após o processo. Contudo, é importante notar que quaisquer minerais que tipicamente se encontrariam na água potável são também removidos pelo processo. Portanto, pode ser benéfico suplementar cálcio e outros minerais se este método for utilizado a longo prazo.

Categorias: Como Fazer